sexta-feira, 11 de julho de 2014

Problemas locais e soluções locais

 
 
 Fonte: Jornal Notícias - Moçambique, 5 de julho de 2014


A CIRCULAÇÃO de pessoas e bens a partir da vila de Nova Mambone, sede do distrito de Govuro, na província de Inhambane, para os bairros periféricos, nomeadamente, Chimunda, Matasse, Djenga, Macombo e Velha Mambone, virou um autêntico bico-de-obra nos dias que correm.

Esta situação obriga alguns criadores de gado bovino a recorrerem às suas carroças para socorrer gente que fica horas a fio nas paragens a espera de um transporte semi-colectivo que possa levar-lhes da vila para os diversos destinos.
Virou normal em Nova Mambone encontrar juntas de bois com carroças devidamente estacionadas onde ficam os “Chapas 100”, à espera da sua vez para carregar passageiros.


Como acontece em viaturas, ajudantes e angariadores de passageiros, num movimento idêntico aos das grandes cidades, disputam passageiros, principalmente os que levam consigo carga.

Boa instrução ou não, a verdade é que as juntas de bois circulam à vontade com as suas carroças naquela vila. E na terminal de passageiros, os bois comportam-se a contento, não perturbando nada e a ninguém. Obedecem somente ao comando dos seus pastores, ou seja são “carros devidamente estacionados à espera de motoristas”.
É espectacular ver três ou quatro juntas com respectivas carroças, estacionadas em frente ao Centro Comercial de Nova Mambone à espera de passageiros ou carga diversa para transportar ou mesmo cruzar com eles na estrada seguindo o rumo dos passageiros.

É uma solução local que os operadores de “carroças” encontraram para resolver o problema da falta de transporte semi-colectivo de passageiros na sua zona.

Buscando soluções para um problema que a afecta, uma camponesa lava-se depois do fim da jornada laboral, na baixa de Macurumba, no distrito de Inhassoro. Ela não quis regressar à casa andrajosa, optando por fazer a limpeza no local onde trabalha. Ficamos a saber que ela é membro de uma associação que se dedica à produção de hortícolas na zona, mas também que é normal vê-las, já em grupo, a banhar-se nas margens do rio que passa ali por perto.

Ainda sobre soluções locais para problemas da casa, aqui estão os três mediadores das negociações entre o Governo e a Renamo, que decorrem no Centro de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo. Eles , entre o Governo e a Renamo, visando encontrar uma solução para o fim da tensão militar no troço entre o Muxúngue e Save. Bispo Dinis Sengulane, She Abibo e o  Padre Filipe Couto afinam as ideias para mais uma ronda negocial.

Mas se uns buscam soluções, outros há que parecem não querer fazer parte das soluções, mas sim do problema. Por exemplo, problema bicudo terá este agente da polícia que preferiu resfatelar-se com bebidas alcoólicas ao ponto de deixar-se cair. E recostado no muro de uma residência, o agente da nossa querida Polícia da República de Moçambique (PRM) demonstra cansaço, e mesmo assim, o cigarro não lhe cai da mão. Mau exemplo é este do agente, pois da Polícia esperamos bons exemplos e agentes que estão sempre à altura de nos apresentarem soluções para os tantos problemas que nos apoquentam. Conduta indevida e caso de indisciplina e irresponsabilidade é também este caso em que os agentes da polícia decidiram usar a viatura da nossa corporação para carregar cimento e electrodomésticos. No lugar de solução, este é um problema, pois os agentes que usaram o carro para carregar estes produtos nem sequer se deram ao luxo de estar atentos aos limites da carga, acabando por rebentar uma viatura que tanta falta faz à PRM, sobretudo quando chega a hora de fazer patrulhas.

 

 


 


 




Sem comentários: