domingo, 22 de junho de 2014

Em Moçambique arranca 2ª fase da vacina contra cancro do colo do útero

 






























INICIA amanhã a segunda dose de vacinação contra o cancro do colo do útero, com vista a reduzir a morbi-mortalidade da mulher por doenças preveníveis pela vacinação, contribuindo assim para o alcance dos objectivos 4 e 5 das Metas do Milénio (ODM).

 
São elegíveis para a segunda dose todas as raparigas que tenham ou completem 10 anos de idade e que vacinaram na primeira ronda nos três distritos-piloto, assim como outras que não tiveram a oportunidade de serem imunizadas naquela circunstância.

Esta campanha ocorre no âmbito do projecto-piloto lançado a 14 de Maio de 2014 em três distritos do país, nomeadamente na Manhiça (na Província de Maputo), Manica (na província de Manica) e no distrito de Mocímboa da Praia (na província de Cabo Delgado). Este projecto-piloto irá decorrer durante dois anos para facilitar a implementação efectiva no nível Nacional.

A vacina será administrada em três doses à raparigas que tenham ou completem 10 anos de idade nos anos de 2014 e 2015.
 
Espera-se que no final dos dois anos do projecto-piloto (2014 e 2015) se alcance uma cobertura de pelo menos 80 por cento de todas as meninas que terão completado 10 anos, totalizando cerca de 8 mil raparigas nos três distritos abrangidos.

Actualmente existem três principais medidas de prevenção do cancro do colo uterino, nomeadamente o rastreio citológico e tratamento de lesões, a prevenção da infecção por HPV (Papiloma vírus Humano) através da sensibilização para a mudança de comportamento e a utilização de Vacinas.

O projecto-piloto tem como objectivo demonstrar a capacidade que o MISAU, o MINED e parceiros têm de alcançar meninas que completam 10 anos no ano de vacinação, vaciná-las e fazer o seu seguimento, comparar a viabilidade de vacinação, usando três mecanismos: escolas, unidades sanitárias e brigadas móveis na comunidade.

Por outro lado, pretende-se avaliar a aceitabilidade da vacinação contra HPV em adolescentes em escolas-piloto em Moçambique e testar os canais de comunicação mais apropriados para maximizar a adesão às campanhas.

O cancro do colo do útero é causado pelo Vírus do Papiloma Humano, o qual é transmitido por via sexual. Estima-se que em Moçambique a cada 100 mulheres 5 morrem de cancro do colo do útero.

Jornal Notícias - Moçambique.  http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/main/18061-cancro-do-colo-do-utero-arranca-2-fase-da-vacina

Sem comentários: