sexta-feira, 17 de outubro de 2008

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO: O DESAFIO NUTRICIONAL DE LIDAR COM A DESNUTRIÇÃO INFANTIL

Nas vésperas do Dia Mundial da Alimentação, o Programa Mundial da Alimentação (PMA) das Nações Unidas lançou um desafio aos seus directores em mais de 80 países em todo o mundo para desenvolver novos tipos de alimentos nutricionais usando produtos locais.
Os produtos ricos em micronutrientes serão concebidos com vista a reduzir a desnutrição infantil, especialmente entre as crianças com menos de dois anos de idade. “Os alimentos que foram fortificados para o máximo impacto nutricional podem mudar radicalmente a vida das crianças,” disse a Josette Sheeran, Directora Executiva do PMA. “Apelamos aos nossos líderes nacionais a serem inovadores nesta área fundamental da nutrição,” ela acrescentou, dizendo que os danos irreversíveis da malnutrição – quer física como mentalmente – significam uma sentença de morte para 178 milhões de crianças em todo o mundo.
A desnutrição crónica é um grande problema em Moçambique – 41% de crianças são raquíticas, valor considerado demasiado alto pelos padrões internacionais. Em resposta ao apelo do Governo atravez do MISAU para a priorização de accões para reduzir a desnutrição crónica e mortalidade infantil, o PMA e a UNICEF irão apoiar no desenvolvimento duma estratégia de intervenção nutricional para as mulheres grávidas e lactantes e crianças dos 0-59 meses de idade. Em colaboração com o Ministério da Saúde e a UNICEF, o PMA já fornece assistência alimentar às crianças moderadamente desnutridas para a reabilitação nutricional através dos centros de saúde distritais.
O apoio alimentar contribui para reduzir a mortalidade infantil e melhorar a saúde e bem-estar das crianças abaixo dos cinco anos de idade. “Os alimentos nutricionalmente fortificados são uma parte essencial do pacote de assistência alimentar do PMA,” afirmou Ken Davies, Representante e Director do PMA em Moçambique.
“O PMA está decidido a comprar a maior quantidade possível de produtos alimentares nutricionalmente fortificados produzidos localmente,” Davies acrescentou, “e estamos a trabalhar com os fornecedores para melhorar a qualidade de alimentos que já estão sendo produzidos em Moçambique.”
A alta de preços dos alimentos, os aumentos dramáticos nos custos dos combustíveis, e as profundas mudanças nas condições climatéricas conspiraram este ano para trazer novas dimensões de sofrimento e dificuldade aos pobres, privando quase um bilião de pessoas dos alimentos que precisam para viverem uma vida saudável. "À medida que os líderes mundiais viram as atenções à crise financeira em curso, é chegado o momento de enviar um forte sinal aos que são mais vulneráveis. As múltiplas crises – alimentos, combustível, habitação, crédito – afectarão bastante todas as pessoas, mas para os 923 milhões de pessoas urgentemente esfomeadas elas accionaram uma batalha diária pela vida."
O parceiro privado do PMA, Kemin Industries, concordou em disponibilizar conhecimentos científicos gerais e orientação técnica. Entre os vários padrões de qualidade, os produtos resultantes devem ser localmente aceitáveis, permitir uma produção em escala e, a longo prazo, ser custo-eficazes. O PMA já compra bens alimentares localmente em Moçambique para os programas de assistência alimentar em Moçambique e nos países vizinhos.
Durante os primeiros nove meses de 2008, o PMA comprou 30.500 toneladas de cereais e leguminosas de origem moçambicana – 2/3 dos bens necessários para os programas em curso – por cerca de US $12 milhões. O PMA é o maior comprador mundial de alimentos para programas humanitários e de redes de segurança tais como a alimentação escolar. Em 2007, enquanto apoiava 86 milhões de pessoas vítimas da fome, a agência gastou US$612 milhões em alimentos nos países em desenvolvimento. Este ano, o PMA espera comprar cerca de US $1 biliões de alimentos.
O Dia Mundial da Alimentação é 16 de Outubro. O número de pessoas desnutridas em todo o mundo subiu para 923 milhões em 2008, uma subida de 75 milhões em relação aos anos anteriores. “Neste dia, lembramo-nos dos que, há bastante tempo, vivem com a dor da fome… e dos que agora precisam ainda mais da nossa ajuda,” disse a Sheeran.

*O PMA é a maior agência humanitária do mundo e agência líder das Nações Unidas para soluções para a fome. No corrente ano, o PMA tem planificado alimentar 90 milhões de pessoas em 80 países. Para mais informações contacte (endereço electrónico: firstname.lastname@wfp.org): Ken Davies – Representante e Director do PMA em Moçambique – Tel. +258 21 482200 Peter Transburg – Oficial de Comunicação – Tel. +258 21 482200

Sem comentários: