quarta-feira, 17 de setembro de 2008

SNJ resgata premios anuais de jornalismo

O SINDICATO Nacional de Jornalistas e a Vodacom Moçambique acordaram ontem, em Maputo, a reactivação dos concursos de prémios anuais de jornalismo, cuja entrega deverá acontecer em Novembro próximo.

O acordo formalizado prevê o patrocínio em 50 mil dólares para a atribuição dos prémios e a organização da gala anual na qual serão premiados os melhores trabalhos concorrentes que tiverem sido publicados entre 1 de Outubro de 2007 e 31 de Outubro deste ano.

O acordo estabelece um prémio de dez mil dólares para o melhor trabalho de investigação que leva o nome de Grande Prémio SNJ Aquino de Bragança e para os restantes serão atribuídos valores na ordem de três mil dólares por concorrente. Assim, este valor será para os prémio Leite de Vasconcelos para a melhor reportagem radiofónica, Daniel Maquinasse para o melhor reportagem fotográfica, Ian Chiristie para a melhor trabalho na área económica e Teresa Sã Nogueira para a melhor reportagem televisiva e Abel Faífe para a reportagem de imprensa e Saíde Omar para a melhor reportagem desportiva.

Falando na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração da Vodacom, Alfredo Gamito, disse que era um privilégio para a sua empresa patrocinar aqueles prémios que ajudarão a resgatar a imagem de profissionais de informação que deram o seu máximo para prestigiar o jornalismo.

Gamito disse que se associava aos jornalistas pelo seu papel na informação, promoção da imagem do país e por serem eles que levam ao conhecimento dos destinatários os vários acontecimentos. “Sinto-me motivado e satisfeito porque em boa hora foram resgatados os prémios e esperamos que os profissionais o prestigiem e possamos entregá-los com grande satisfação”, disse.
Por seu turno, o secretário-geral do SNJ, Eduardo Constantino, indicou que razões de ordem financeira fizeram com que estes prémios anuais deixassem de ser atribuídos e a parceria com a Vodacom permite assim resgatá-los.

Eduardo Constantino disse que este é um desafio que é lançado aos profissionais de informação, que deverão honrar o prémio com a sua participação.Após a assinatura do acordo, segue-se a divulgação do regulamento do concurso cujos trabalhos devem ser entregues até 31 de Outubro próximo na sede do Sindicato Nacional de Jornalistas. Os trabalhos serão analisados por uma equipa de profissionais de reconhecida competência, que deverão garantir a necessária transparência e independência na decisão.

Fonte: Jornal noticias www.jornalnoticias.co.mz

Sem comentários: