sábado, 20 de setembro de 2008

Capitalismo em crise: Agora, regulação é apontada como única saída

O ex-presidente Ronald Reagan eliminou os controles governamentais sobre uma ampla gama de instituições e instrumentos financeiros, em consonância com sua fé no livre mercado. Reagan gostava de ilustrar sua política desreguladora com a frase: "o governo não é a solução, mas sim o problema". Em 1999, a Lei de Modernização de Serviços Financeiros eliminou controles financeiros impostos desde os tempos de Franklin Delano Roosevelt. As conseqüências estão aí.

Leia mais em:

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=15243

---------------------------
QUO VADIS GUINÉ-BISSAU? Novos rumos no país de Amílcar Cabral

Carlos Cardoso*

A Guiné-Bissau, um país de cerca de um milhão e meio de habitantes e do tamanho da Suíça, contava, nos anos setenta, dentre os países com maior índice per capita de ajuda ao desenvolvimento. O enorme prestígio de que gozava no seio da comunidade internacional fundamentava-se num certo número de opções assumidas pelas autoridades políticas de então, que podiam servir de exemplo a vários títulos. Apesar de ter optado por uma economia planificada, e mantendo-se fiel à política de não-alinhamento e ao pensamento de Amílcar Cabral, o país nunca chegou a declarar o marxismo-leninismo como ideologia de Estado, como fizeram os seus “companheiros de luta” de Angola e Moçambique. Até a primeira metade dos anos 80, e apesar das deficiências registadas aqui e acolá, o país deu provas de utilização criteriosa das ajudas internacionais; Tinham sido alcançados progressos significativos nos domínios sociais, nomeadamente no que respeita à taxa de escolarização e de alfabetização, à esperança de vida à nascença e ao índice de mortalidade materno infantil.

Mais detalhes no http://www.pambazuka.org/pt/category/features/50153

*Filósofo, Pesquisador e Diretor Executivo no Codesria - Dakar, Senegal.

--------------------------------

Bolívia: uma guerra que começou há muito tempo

O economista boliviano Ramiro Lizondo Dias afirma, em artigo assinado por ele no jornal electronico brasileiro, carta maior, que os conflitos que a Bolívia enfrenta hoje são uma nova etapa de uma antiga guerra. A história do país, segundo ele, é uma história de massacres de indígenas, camponeses e trabalhadores, desde os tempos coloniais até hoje. A diferença, hoje, é que a oligarquia boliviana está sendo governada por um "índio", algo inaceitável para ela.

Leia artigo completo em http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=15239&boletim_id=458&componente_id=8185

------------------------------------------------------

Sem comentários: